Evento comemora centenário de alfabetização no Tupi
Numa solenidade do Rotary Club Piracicaba – São Dimas, presidida por sua presidente Laila Maria Simão, o distrito de Tupi comemorou, na noite do dia 13 de abril, o centenário de alfabetização através de escolas públicas, naquela localidade. O evento ocorreu na Escola Estadual “Pedro de Mello”.
O historiador Antonio Carlos Angolini, morador do bairro, compôs a mesa diretora e participou da entrega das homenagens e também usou a palavra para fazer uma palestra sobre o Tupi e a união das classes para formar as Escolas Reunidas do Tupi “No início chamava-se “Escolas Reunidas de Tupi”, e teve por seu primeiro diretor o Sr. Francisco Pousa de Toledo. A escola funcionava num prédio ainda existente nas esquinas da rua 9 de julho, esquina com a Piracicaba. Em 1940 passa a se chamar “Pedro de Mello”. No ano de 1963 foi entregue o atual prédio pelo governo do estado”, informou.
Segundo Angolini, graças à iniciativa de José Basso e Marcelino Boaretto majestoso edifício foi construído para abrigar as escolas reunidas de Tupi, que foi justamente a reunião de salas que existiam nas fazendas. Assim, quase 400 alunos foram para o recém- criado bairro de Tupi.
Essa noite também marcou a posse dos novos alunos que vão compor a próxima gestão do Grêmio Estudantil, que é muito atuante naquela unidade escolar. Foram homenageados na noite, além da escola “Pedro de Mello”, na pessoa de seu diretor Thiago Franco, a escola municipal do distrito “José Antonio de Oliveira”, na pessoa de sua diretora Karitania e a Associação de Moradores do Distrito de Tupi, na pessoa de seu presidente Carlos J. M. Silva, o Chitão, por serviços prestados em colaborar com o bom funcionamento das unidades de ensino.