Formação dos 23 novos guardas municipais tem início em Santa Bárbara
Os 23 novos guardas municipais aprovados em concurso público e convocados pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciam nesta quinta-feira (11) o período de formação na Academia da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. Com estes novos profissionais, o Município reforça o quadro da corporação com um total de 61 novos guardas municipais em um prazo de um ano.
A formação contará com conteúdos como legislação penal, de direitos humanos, ambiental e de trânsito, direção defensiva, armamento e tiro e defesa pessoal, dentre outros, sendo ministrada por instrutores e professores especialistas nas legislações pertinentes. No final do curso, os guardas receberão certificado de conclusão e aptidão para o exercício da atividade.
Os investimentos em Segurança Pública são contínuos em Santa Bárbara d’Oeste. Além de contratar profissionais, a Administração Municipal do prefeito Rafael Piovezan já adquiriu 8 novas viaturas Zero KM – e outras 4 já estão com processo de compra em andamento –, 3 novas motocicletas Zero Km, 360 uniformes completos (calças, camisas, camisetas, bonés, jaquetas e tarjetas de identificação), 60 granadas, 3 fuzis (556), 23 pistolas (.40), 6 carabinas (CTT 4.0), munições de vários calibres, kit traje antitumulto e escudo. Também houve a ampliação do sistema de videomonitoramento, com atuais 236 câmeras instaladas pelo Município e processo de compra de mais 88 câmeras.
Bons índices em Segurança Pública
Santa Bárbara d’Oeste registrou queda em furtos e roubos no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Os dados são oficiais e foram apresentados no relatório estatístico da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O número de roubos teve queda de 23% e o de furtos queda de 13% (maior índice da região). Os dados vão ao encontro de outros índices alcançados pelo Município, que apontam Santa Bárbara d’Oeste com as menores de taxas de delito por 100 mil habitantes na região durante o ano de 2022 e a cidade mais segura do Estado de São Paulo de acordo com o Instituto Sou da Paz em 2021 - ranking que avalia 141 cidades com mais de 50 mil habitantes.