Vale das Cigarras: DAE abre licitação para base de concreto armado para novo reservatório
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste publicou, na terça-feira passada, dia 9, no Diário Oficial do Estado, o Aviso de Licitação, na Modalidade Tomada de Preço, Edital nº 02/2023, para construção de base de concreto armado para reservatório de água tratada, no Vale das Cigarras. A autarquia irá implantar um novo reservatório no bairro, cuja licitação também já foi aberta. O novo tanque de reservação terá uma capacidade de 140 mil litros de água. Com isso, a reservação de água tratada para região será de 240 mil litros, sendo 100 mil litros do atual e mais a quantidade do novo.
A sessão do Pregão para construção de base de concreto armado para o reservatório está marcada para o dia 29 de maio de 2023, às 9 horas. O valor estimado da obra é de R$ 47.129,95. O prazo para a execução da obra é de três meses após a emissão da ordem de serviço.
Conforme informações do edital, atualmente, o setor do Vale das Cigarras possui na parte alta um reservatório apoiado em fibra de vidro de capacidade de 100m3 abastecido pela adutora de água tratada ETA 2 – Cruzeiro do Sul. Para garantir maior estabilidade, maior autonomia e maior folga operacional no sistema de reservação de água tratada deste bairro está prevista a ampliação da capacidade de reservação na parte alta do sistema com a instalação de um reservatório apoiado adicional em fibra de vidro de capacidade de até 150 m3 e para a sua instalação é necessária à construção da sua em base de apoio em concreto armado.
O edital poderá ser retirado no Departamento de Suprimentos, sito a Rua José Bonifácio, 400 – Centro, ou pelo site: www.daesbo.sp.gov.br. Informações: mmosna@daesbo.sp.gov.br ou pelos telefones (19) 3459-5925 e (19) 99380-4413 (Somente WhatsApp).
Vale destacar que o DAE tem investido em melhorias do abastecimento da região do Vale das Cigarras. Em abril deste ano, substituiu o conjunto motobomba responsável pelo recalque da água tratada para os bairros de chácaras Vale das Cigarras, Paraíso, Caiubi, Cruzeiro do Sul e Pinheirinho. A medida faz parte de uma série de ações de melhorias iniciadas neste ano pela Autarquia na distribuição e reservação de água para essa região do município.
A nova bomba ampliou a capacidade de vazão da água em 125%, aumentando de 120 m³/h (bomba antiga) para 270 m³/h (bomba nova). E para possibilitar o aumento no volume de água e reforçar a distribuição, uma readequação na adutora que abastece essa região já foi realizada recentemente pelo DAE que, por meio de obras, interligou os reservatórios existentes nos bairros Dona Margarida e Cintec, desafogando todo esse sistema atendido por meio da Estação de Tratamento de Água – ETA II, localizada na Vila Aparecida.