Campanha de Coleta Seletiva de Embalagens Longa Vida abre hoje mês do Meio Ambiente
Hoje, dia 02 de junho, às 14h, no Centro de Estudo e Cultura Ambiental, no Jardim Itamaraty, o prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Rafael Piovezan, abrirá oficialmente as atividades municipais comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente , lembrado em 5 de junho. Este ano, com a liderança do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente ) haverá ações de 02 a 18 de junho - DEZ PRÓ AMBIENTE . A Campanha de Coleta Seletiva de Embalagem Longa Vida denominada “Vida melhor e mais Longa” irá abrir as comemorações do mês.
A Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara) lidera quatro das ações e irá se empenhar ao máximo para essa Campanha em parceria com o Rotary Club de Santa Barbara, Secretaria Municipal de Educação e as Cooperativas de Reciclagem Juntos Somos Fortes e Recicoplast. Após a cerimônia de abertura falará as lideranças das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e também aos cooperados das duas Cooperativas ( Juntos Somos Fortes e Recicoplast), a analista de sustentabilidade da empresa multinacional Tetra Pak, Isadora Tabarin, com a palestra : "A cadeia pós- consumo das embalagens longa vida ".
A Campanha tem como objetivo a implementação de coleta seletiva de embalagem longa vida nas escolas municipais e estaduais e na comunidade. A presidente da Apasb, a engenheira florestal Rosani Franco de Faria Novaes, disse que é importante que toda comunidade barbarense passe a separar as caixinhas abrindo três laterais, assim evitando gotas de leite ou suco no armazenamento. Quando somar em media 40-50 unidades disponibilizar as cooperativas quando os caminhões passarem nas residências. A coleta seletiva cobre toda cidade, de segunda a sexta segundo o cronograma a consultar nas cooperativas: Juntos Somos Fortes (19-99188-4353/19 19-2218-2253 e Recicoplast (19- 98928-7891/ 19-98852-7901).
“Os alunos serão orientados nas escolas para ajudarem os familiares nessa tarefa fundamental, pois essas Embalagens, por serem mistas não podem ir para o lixo comum. Vale reforçar que os estudantes receberão instruções para a separação e entrega, mas, não levarão as embalagens nas escolas. Separadas elas voltaram a ser utilizadas de muitas formas: confecção de casinhas de pets e telhas para construção de casas dentre outras utilidades”, informou. Rosani completou que um kit sobre como funciona a reciclagem das embalagens longa vida será distribuído às lideranças das escolas.