Reunião discute alterações no porta a porta e no passe livre

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PV), esteve reunido, na manhã de quinta-feira (1º), com os secretários municipais de Administração, Roberta Semmler Laudissi, de Governo, Joel Cardoso,  com a diretora de gestão do Transporte Público, Joana Scarpelin Cardoso, e com a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Rocha, representando a secretária Lucimeire Rocha. O objetivo principal do encontro, promovido a pedido do parlamentar Joi, era facilitar o acesso de usuários ao transporte do sistema de transporte porta a porta,  tanto para atividades complementares como nas da Saúde, reivindicação que deve ser atendida pela Administração.

 

“Hoje temos dois serviços de transporte porta a porta, um oferecido pela Diretoria de Transportes, para a locomoção ao trabalho e atividades complementares aos munícipes com necessidades especiais, e outro destinado à área de Saúde, operado pela Secretaria Municipal de Saúde”, explicou Joi. Na reunião, o vereador sugeriu que as leis e decretos que regulamentam esses serviços sejam revistas e que a Prefeitura centralize o atendimento, tornando o acesso mais fácil aos cidadãos, prevendo também o transporte para aqueles que forem fazer exames, fisioterapia ou retirar medicamentos nas farmácias populares ou de alto custo.

 

Além disso, Joi também propôs a revisão do prazo para que os munícipes beneficiados pelo Passe Vida, transporte voltado a deficientes ou acompanhantes consigam ter acesso ao benefício. Hoje, desde o protocolo até a concessão do passe gratuito, são necessários até 60 dias. “Muitas vezes, já em tratamento médico, o munícipe não pode aguardar dois meses para obter o transporte gratuito, em especial caso de acidentes. Por isso, essa exigência deve acabar”, explicou.

 

Segundo a secretária de Administração, as representantes da Diretoria de Transportes e da Secretaria Municipal de Saúde se comprometeram a revisar as leis e os decretos existentes com relação ao transporte gratuito de pacientes e de pessoas com deficiência, com o intuito de tornar o serviço mais ágil e efetivo. Ela também destacou que as reivindicações apresentadas pelo vereador são muito pertinentes e devem ser atendidas o mais breve possível.