Festa de São João de Tupi acontece neste fim de semana

A tradicional Festa de São João, no bairro Tupi, de Piracicaba, será retomada de forma presencial neste fim de semana, dias 23 e 24 de junho, na Praça da Paróquia São José. O evento, que chega a 88ª edição, contará com programação religiosa e festiva. O pároco da comunidade é o Padre Carlos Roberto Dóllo.

 

O tríduo em preparação ao dia de  São João começa nesta quarta-feira, dia 21,  com missa às 19h30, presidida pelo Padre Carlos Dollo, pároco na Paróquia São José. Na quinta-feira, dia 22,  a missa será celebrada às 19h30 pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo  da Fonseca, e  na sexta-feira, dia 23,  às 17h,  missa celebrada pela Padre Carlos Dollo.

 

Programação

 

Na sexta-feira, dia 23, a programação será a seguinte:  11h, serviço de almoço no salão paroquial das 11h às 15h e das 18h às 22 horas. Com comidas típicas, cuscuz, quarto de leitoa a pururuca, frango inteiro assado, porção de leitoa a passarinho, frango a passarinho; 17h, Santa Missa com Bênção de São João; 18h, levantamento do mastro, acendimento da fogueira e abertura de barracas com comidas típicas e bebidas na praça da paróquia; 19h, palco com atrações musicais; e meia-noite, queima de fogos.

 

No sábado, dia 24, 9h, Santa Missa; 11h, serviço de almoço no salão paroquial das 11h às 15h e das 18h às 22h, e as barracas a partir das 11h, com comidas típicas e bebidas em geral; 18h inicio das atrações musicais com Goaiano e Paranaense.  O serviço de estacionamento custará R$ 35,00. Mais informações podem ser obtidas na Paróquia São Jose, fone/WhatsApp  (19) 3438- 7146. 

 

História

 

Segundo o historiado Antônio Carlos Angolini, a origem da Festa do Tupi  remonta aos anos 30, quando então o morador do bairro, Pedro Ludovico Basso, que morava ao lado da Casa Paroquial, fez uma comemoração junina em louvor a São Pedro. Já no início dos anos 40, João Francisco Basso, Carlos de Sordi  e Chiquinho Batista realizaram a primeira festa para arrecadar fundos para a Igreja São José, em louvor a São João.

 

Angolini cita, ainda,  algumas curiosidades sobre o evento, dentre elas que Dona Mariquinha, a Dona Maria de Sordi, esposa de Carlos de Sordi assou o primeiro frango para a quermesse. Outra que na época o forte do evento era o churrasco. Também lembrou a passagem no braseiro, que por segurança não tem mais essa tradição.

 

De acordo com o historiador, a Festa de São João é um importante evento para divulgação do Tupi, que a cada dia mais se torna um bairro turístico. Hoje, a localidade reúne  cantinas, restaurantes, pista de corrida, entre outras atrações, sempre contando com o povo barbarense.