Padre Agnaldo de Jesus e Maria é incardinado na Diocese de Piracicaba

O padre Agnaldo Moreira da Silva, também conhecido como padre Agnaldo de Jesus e Maria, da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Santa Bárbara d’Oeste, passou a integrar oficialmente o clero da Diocese de Piracicaba. O bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca assinou, no dia 23 de junho, o decreto para incardinação do presbítero.

 

Natural de Brasília (DF), em 9 de fevereiro de 2013, padre Agnaldo assumiu o ofício de pároco da São Paulo Apóstolo, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, após ter sido vigário paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Rio Claro, entre fevereiro de 2012 e janeiro de 2013. Tendo como origem a Diocese de Caraguatatuba, antes de atuar na Diocese de Piracicaba, o sacerdote exerceu ministério na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Ubatuba. 

 

Desde o ano passado, padre Agnaldo recebeu de Dom Devair a missão de reformar o Mosteiro da Imaculada Conceição, em Piracicaba, que era ocupado pelas monjas concepcionistas e passará a abrigar nos próximos meses as irmãs do Instituto HeSed – projeto ao qual o presbítero tem se dedicado paralelamente aos trabalhos desenvolvidos na comunidade barbarense. 

 

De acordo com o decreto divulgado, na terça-feira (27) pela Chancelaria do Bispado, para a incardinação do padre Agnaldo foram considerados fatores como o “longo período de experiência Pastoral e convivência presbiteral” na Diocese de Piracicaba, a liberação (excardinação) concedida pela diocese de origem em 15 de junho de 2013, a consulta ao Colégio de Consultores e outros padres da Diocese de Piracicaba, além de exigências previstas pelo Código de Direito Canônico.