Água de reúso gera economia de 90% de água tratada na ETE Toledos II
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste tem registrado uma economia de água tratada na ETE Toledos II de até 90% com a reutilização da água oriunda do tratamento do esgoto. Com o sistema a estação deixa de utilizar cerca de 500 mil litros de água potável por mês.
Utilizada apenas para uso interno, a água de reúso vinda do esgoto já devidamente tratado no processo final de operação da ETE é filtrada e segue via tubulação até um reservatório específico instalado nas dependências da estação, de onde é distribuída em pontos devidamente identificados. A água de reúso interno é utilizada na desidratação do lodo excedente e para a lavagem interna de equipamentos.
Inaugurada em fevereiro de 2019, a ETE Toledos II foi projetada e entregue com esse sistema de água de reúso interno e vem tendo um papel relevante no programa de redução de perdas que o DAE vem desenvolvendo e executando por meio de importantes obras já concluídas e em andamento, além do estudo de revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas, com proposta estabelecida no Plano Municipal de Saneamento Básico em vigência, que é alcançar os 25% de perdas até 2035.