Enfermeira aposentada que atuou em SB fará sessão de autógrafos de livro na 5ª feira no Mercadão da Cidade

Depois de morar por 11 anos em Santa Bárbara d'Oeste, onde trabalhou nas áreas de saúde e educação, Ione Rogato estará de volta para celebrar com os amigos o lançamento de seu livro 'Envelhecer com sabedoria', publicado pela Terra Redonda Editora. A sessão de autógrafos será realizada na quinta-feira (20), das 16 às 19 horas, no Mercadão da Cidade.

 

Prefaciado pelo bispo diocesano de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, o livro trata sobre o tema envelhecimento em diversas perspectivas: do corpo, do espírito, das descobertas, do recomeço e do que é, de fato, ser considerado velho. "É um livro que aborda o enfrentamento das mudanças físicas, o amor próprio refletido nos cuidados com a saúde integral. A importância da convivência familiar, principalmente com as crianças. Experienciar as despedidas e o luto com dignidade, e transformar saudade em presença", explica a escritora, com 73 anos de idade. "E de saborear todas as etapas da vida com intensidade e desapego", completa.

 

Com o marido João Carlos Zacchi e os filhos Carlos e Carolina, Ione morou em Santa Bárbara entre os anos de 1988 e 1999, quando trabalhou como enfermeira-chefe na Secretaria Municipal de Saúde e também ministrou aulas no curso técnico de Enfermagem da Escola Estadual 'Comendador Emílio Romi'. Nesse período, Carlos e Carolina estudaram no SESI, e com o marido, que trabalhou com depósito de leite e foi homenageado pela Câmara Municipal com a 'Medalha Dona Margarida', participou ativamente do Lions Clube. Após o falecimento de João Carlos, foi morar com filhos e netos no Canadá. "Construímos muitos amigos nessa cidade querida e é um prazer poder retornar e dividir meu livro com todos os barbarenses", revela.

 

O livro 'Envelhecer com sabedoria', de Ione Rogato, pode ser adquirido no site da editora paulistana (www.terraredonda.com.br).

 

Sobre a escritora

 

Ione Aparecida Rogato Zacchi nasceu na zona rural de Itapira, sendo a quarta filha de uma família de 10 irmãos. Seus pais, Pedro e Elena, eram trabalhadores da terra. Seu sonho, desde criança, era ser enfermeira. Aos 25 anos, formou-se enfermeira de 'alto patrão', como eram chamadas, naquele tempo, as profissionais que faziam curso universitário. Exerceu por mais de 30 anos a profissão. Viúva, atualmente mora na cidade canadense de Thorold, onde estuda inglês e escreve livros.