Vereadores aprovam Semana Municipal de Cultura Cristã

Os vereadores barbarenses aprovaram dois projetos, além de 38 moções, na terça-feira passada (18 de julho), durante a 25ª Reunião Ordinária do ano. Dentre as proposituras aprovadas, o Projeto de Lei 182/2021, de autoria do vereador Jesus (Avante), que institui a Semana Municipal de Cultura Cristã em Santa Bárbara d’Oeste. Esse projeto foi aprovado junto com Emenda Supressiva de autoria do próprio parlamentar, a qual suprime os artigos 3º, 4º, 5º e 6º, com intuito de corrigir a eventual inconstitucionalidade da proposição.

 

Na exposição de motivos, o vereador Jesus expõe que a Semana tem como objetivo apoiar as instituições religiosas localizadas no Município de Santa Bárbara d Oeste na divulgação dos seus trabalhos artísticos e culturais. “Em nossa cidade existem varias instituições religiosas, que realizam atividades das mais diversas, com grande valor para a sociedade, com o intuito de elevar a cultura cristã, a criação de uma semana dedicada ao encontro de todas estas organizações, será uma grande oportunidade para os nossos jovens e a comunidade de conhecer os trabalhos de cada instituição religiosa do nosso município”.

 

A outra propositura aprovada foi o Projeto de Lei 210/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a alteração do artigo 3º da Lei Municipal 3232/2010, modificando a composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Antes da aprovação desse projeto, a Tribuna Livre da Câmara foi utilizada pelo engenheiro agrônomo e chefe da Casa da Agricultura de Santa Bárbara d’Oeste, Antônio Lopes Júnior, e pelo vice-diretor da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), regional Piracicaba, Henrique Bellinaso. Na Câmara, ambos falaram sobre a importância dessa proposição para os produtores rurais do Município.

 

Ainda na sessão, foi apreciado e rejeitado o Projeto de Lei 183/2021, de autoria do vereador Eliel Miranda (PSD), com 14 votos contrários e dois favoráveis. Essa proposição que assegurava a alienação, por doação, de armas de fogo aos Guardas Civis de Santa Bárbara d’Oeste, quando da aposentadoria desses servidores.

 

Por fim, a pedido do próprio autor, vereador Jesus, foi suspensa a votação do Projeto de Lei nº 91/2023, que dispõe sobre a instituição do Cartão Receita, destinado à renovação automática das receitas de doenças crônicas previamente diagnosticadas aos usuários dos hospitais, prontos-socorros, prontos atendimentos e unidades de saúde do Município. Também durante a reunião, foram aprovadas as moções de número 296 a 303/2023. 310 a 337 e 341.

 

Tombamento de Estádio

 

A Tribuna Livre da Câmara de Santa Bárbara d´Oeste foi utilizada, na terça-feira passada, dia 18 de julho, pelo presidente de honra da TUSB (Torcida Uniformizada Sangue Barbarense),  Carlos  Festa, que destacou a importância do tombamento do Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães. Isso para evitar que o estádio do União Barbarense seja derrubado, uma vez que o imóvel foi vendido em leilão para o pagamento de dívidas do clube.