Prefeito Rafael Piovezan participa do lançamento do UniversalizaSP
O prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Rafael Piovezan, participou na terça-feira passada, dia 18, do lançamento do UniversalizaSP, no Palácio dos Bandeirantes, programa que vai agilizar a universalização dos serviços de saneamento em São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas e pela Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende.
“Santa Bárbara d’Oeste é referência e está entre as poucas cidades do Brasil que possuem 100% de esgoto tratado, além de um sistema de referência sustentável de abastecimento de água da melhor qualidade! Estive a frente do DAE de 2014 a 2020, na gestão do ex-prefeito Denis, e tive a honra de contribuir com uma equipe muito qualificada de trabalho que fez de Santa Bárbara um exemplo no compromisso com as gerações futuras e o desenvolvimento sustentável”, destacou o prefeito barbarense.
E segue: “Estamos avançando ainda mais nesse caminho de compromisso com a natureza, com novas obras e ações as quais tenho muito orgulho de continuar contribuindo e ajudando a cidade. Parabéns ao governador Tarcísio de Freitas e à secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, pelo importante programa que, sem dúvida alguma, ajudará muitas cidades!”.
Por meio do UniversalizaSP, o Estado vai oferecer apoio técnico a prefeituras com serviços ou autarquias municipais de água e esgoto para estruturação e modelagem de projetos de expansão, de acordo com as metas previstas pelo Novo Marco do Saneamento. “A ideia do UniversalizaSP é tentar construir arranjos que possibilitem tirar o máximo proveito da proximidade entre municípios e uso de bacias hidrográficas. Vamos construir arranjos e projetos onde a gente possa, por exemplo, trazer a iniciativa privada por meio de concessões ou parcerias para que isso seja rentável e otimize recursos públicos”, afirmou o governador durante a solenidade no Palácio dos Bandeirantes.
Criado pela lei federal 14.026/2020, o Novo Marco do Saneamento estabelece que 99% da população seja atendida com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. Porém, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado aponta que cerca de 250 dos 645 municípios paulistas ainda não contam com a universalização de um ou ambos os serviços.
Como participar
O cadastramento das prefeituras no UniversalizaSP vai até setembro e pode ser feito na página https://universaliza.semil.sp.
Saneamento em dados
Dos 645 municípios paulistas, 149 não possuem universalização em abastecimento de água e outros 226 não contam com esgotamento sanitário para 90% ou mais de suas populações. O Governo de São Paulo calcula a necessidade de R$ 26 bilhões em investimentos para a universalização dos serviços nesses municípios, o que demoraria cerca de três décadas com base nos recursos aplicados nos últimos cinco anos.