Senai de SB recebe delegação mexicana

A Escola Senai “Alvares Romi” recebeu na manhã de ontem (17/02), uma delegação mexicana formada por 15 diretores, executivos e representantes do Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conapel) , do  Instituto Politécnico Nacional (IPN), do Instituto Estatal de Capacitação (IECA) e da empresa Pirelli.  O grupo do Estado de Guanajuato tem como objetivo receber  do Senai capacitação em gestão de unidades de educação profissional para desenvolver um projeto de  ensino similar ao do Senai no México.

 

No Senai barbarense o grupo foi recepcionado pelo diretor João Ulysses Laudissi. Ele apresentou dados sobre a economia barbarense e da escola.  Na oportunidade, a delegação também conheceu as dependências da unidade. No período da tarde, o grupo visitou a Indústrias Romi.

 

Segundo Rogelio Pinedo Rodrígues, do Instituto Estatal de Capacitação (IECA), a ação é uma iniciativa do governo e da empresa Pirelli, para criar um projeto similar de ensino com conceito industrializado no México. A primeira visita ocorreu em agosto do ano passado. Na oportunidade, um grupo permaneceu no Brasil por três dias onde visitou escolas do Senai de São Paulo e da região de Campinas, além de empresas

 

Depois em setembro do ano passado, o diretor da DRE (Direção de Relações Externas) do Senai SP, Roberto Monteiro Spada, conheceu as instalações dessas  instituições de ensino no México e elaborou o programa de capacitação em gestão de unidades de educação profissional para a delegação mexicana de acordo com suas necessidades. Sendo assim, agora em fevereiro começou o treinamento desse novo grupo, que irá permanecer   até o dia 28 de fevereiro no Brasil.

 

De acordo com o especialista em Educação Profissional do Senai,  Artur Jesus Baena Carrillo, ao todo,  participarão do programa 26 profissionais.  O grupo  irá visitar unidades do Senai e empresas, além disso, irá desenvolver um plano de melhorias em algumas áreas  com a metodologia do Senai para  já aplicar em suas unidades. 

 

Para José Carmen Noé Cuevas Acosta, do Conalep, a capacitação tem sido interessante pela aproximação que o Senai tem com as empresas e a cultura  organizacional da instituição. Já Rogelio finalizou destacando o apoio do Senai, em especial do diretor da DRE (Direção de Relações Externas) do Senai SP, Roberto Monteiro Spada.