Maioria das escolas da cidade atinge meta no Idesp em 2013

Mais da metade das escolas de Santa Bárbara d’Oeste atingiram suas metas no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em 2013 nos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio.O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) foi divulgado pela Secretaria Estadual de Educação.
A Escola Estadual Atíllio Dextro, no Jardim dos Cedros, alcançou a maior nota entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública em Santa Bárbara d’Oeste com índice de 4,91 das 28 unidades que disponibilizaram os resultados no portal oficial do Idesp. A Escola Estadual Comendador Emílio Romi se destacou com 3,21 nas notas do 3º ano do Ensino Médio e no 5º ano do Ensino Fundamental a maior nota obtida foram os alunos da Escola Estadual Inocêncio Maia.
De acordo com a coordenadora da Escola Dextro, Gesiane Ramalho, a unidade vem se destacando há sete anos. “O índice é o resultado de um trabalho que aprimoramos ao longo dos anos visto que desde 2007 estamos entre as melhores escolas no ano passado alcançamos a quarta melhor posição entre as escolas estaduais nesta avaliação”, disse.
Segundo ela, o diferencial é o objetivo da escola de elevar o nível de aprendizagem de acordo com as possibilidades e ritmos de cada grupo de alunos. “Para atingir com acesso na aprendizagem, o acompanhamento do rendimento acadêmico dos alunos é feita de forma individual, sistemática e periódica, fazendo as interferências necessárias logo que detectadas”, afirma.
A escola também adota outras formas de incentivar as boas notas. “As avaliações são contínuas e integrada, global e cumulativa; os alunos que apresentam dificuldade fazem recuperação no contra turno além da recuperação continua; buscamos o envolvimento da família nas tomadas de decisões e aproveito para parabenizar toda equipe escolar, os alunos e os pais por mais esse resultado que é bom mas que ainda está além do ideal”, frisa.
O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) O IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliação, considera–se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série/ano, num período de tempo ideal – o ano letivo. Por este motivo, o IDESP é composto por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do SARESP (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam).
Estes dois critérios se complementam na avaliação da qualidade da escola. Isto porque não é desejável para o sistema educacional que, para que os alunos aprendam, eles precisem repetir várias vezes a mesma série/ano. Por outro lado, também não é desejável que os alunos sejam promovidos de uma série/ano para a outra com deficiências de aprendizado.