O palco principal da Virada Cultural em Santa Bárbara d’Oeste, que receberá entre outras atrações, Almir Salter e a banda Ira!, começou a ser montado ontem e prossegue nos próximos dias. Ainda na terça-feira, o secretário de Cultura e Turismo, Eide Froner, recebeu os produtores da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Luciana Gentil e Rodrigo Kesselring Fantoni, no Teatro Municipal Manoel Lyra.
Ambos participaram da reunião final juntamente as demais pastas envolvidas no evento, que acontece neste sábado e domingo. Cada representante das Secretarias pontuaram as ações desenvolvidas para a realização da Virada. Assuntos como segurança, trânsito, atendimento do ambulatório médico, estrutura, som, credenciamento de bandas e imprensa, divulgação, alimentação, limpeza, entre outros, foram discutidos.
Para a organização cerca de 100 pessoas de diversos setores da Prefeitura estarão trabalhando no fim de semana. “Agradeço a todos os empenhados, em nome do prefeito Denis Andia, que não mediu esforços para que a Virada seja a melhor possível. Será um evento maravilhoso e prazeroso. A população irá comparecer em todos os pontos como na edição anterior, reunindo assim famílias e jovens. Teremos no domingo no Museu e Biblioteca Central uma programação voltada às crianças. Todos estão convidados. A Virada em Santa Bárbara já é um sucesso”, comentou.
A Secretaria de Saúde oferecerá um ambulatório médico no CSU (Centro Social Urbano), que contará com profissionais para um pronto-atendimento. Haverá também uma ambulância no Teatro Municipal Manoel Lyra. O evento contará com uma equipe itinerante e ambulância para os outros locais. Após o término das apresentações no Centro Social Urbano, o veículo seguirá para a Estação Cultural. Os Prontos Socorros estarão à disposição de possíveis ocorrências.
Já a Guarda Civil Municipal atuará na segurança com patrulhamento nos percursos dos seis pontos, além de guardas municipais presentes nos pontos fixos, e outras ações direcionadas à segurança. A Polícia Militar estará presente com mais 80 policiais do efetivo da Força Tática e Rocam, além de base móvel. A Prefeitura também contratou seguranças particulares.
O setor de FOP (Fiscalização de Obras e Posturas) informa que não será permitida a entrada de qualquer tipo de bebida e recipientes (copos, garrafas e latinhas) e os ambulantes só poderão atuar a 200 metros nos locais de evento. No CSU será feita a venda de bebidas em prol às entidades assistenciais. Também haverá fiscalização nos outros pontos do evento.
Para alimentação e venda de bebidas, estarão disponibilizadas no CSU seis barracas das entidades Rotary Club Santa Bárbara, Pastoral da Criança, AMEV (Associação de Melhoria de Vida), Rotary Club Progresso, Associação Vida e Sobriedade e Escoteiros Uirapuru. Na Estação Cultural a feira livre tem início excepcionalmente às 22h do sábado, 31 de maio, com dez barracas de pastel que funcionarão até às 12h do domingo.
A população também contará com estabelecimentos comerciais abertos por 24 horas. São eles: Cabana Chopp (Estação Cultural), Mina\'s Bar (Praça Central) e Pizzaria e Chopperia Família Modenese (Centro).
A Avenida Corifeu de Azevedo Marques, ao lado do CSU, não será bloqueada nesta edição e terá livre acesso para estacionamento à população, sem cobrança de taxa. Para garantir a segurança dos pedestres, será bloqueada a Rua João XXIII (em frente ao Teatro Municipal Manoel Lyra). A Rua João Lino, em frente ao Museu da Imigração e Biblioteca Central, será interditada no domingo (1º).
A Avenida Tiradentes, em frente à Estação Cultural, terá interdição parcial a partir das 17h30 do sábado e interdição total no domingo até às 12 horas por conta da Feira Livre. A Estação Cultural terá atrações ininterruptas durante o evento. Para o acesso ao local, o motorista que vem da Praça Central pode seguir pela XV de Novembro, em seguida, a Avenida Pérola Byington. Já quem vem do CSU e quer aproveitar a programação da Estação, pode vir diretamente da Avenida Corifeu de Azevedo Marques sentido Avenida Pérola Byington. Os veículos poderão ser estacionados no entorno.