Confraria do Conto participa hoje de Sarau em SP

A Confraria do Conto, associação de contadores de histórias, participa hoje do Sarau de Contadores de Histórias em São Paulo. O evento é organizado pela contadora Marília Tresca e toda a renda resultante das atividades será revertida para as jovens mães e seus filhos em projetos sociais especialmente selecionados.

 

Com a presença de 15 contadores de histórias da Confraria e dezenas de contadores da grande São Paulo e do Litoral a iniciativa terá sessão de contação de histórias, feirinha de livros com literatura específica aos contadores, bingo com materiais de contação além de comes e bebes.

 

“Vamos sair pela manhã com 15 contadores de histórias e será a primeira vez que a maioria dos membros da Confraria estará presente no evento”, disse um dos fundadores da Confraria do Conto, Amauri Gonçalves de Oliveira.

 

Fundada em março de 2010 com integrantes de inúmeras cidades, ela tem como objetivo o resgate e a manutenção da contação de histórias e das artes cênicas, através de sua divulgação, da multiplicação de contadores e da criação e manutenção de um público para estas manifestações culturais.

 

Entre seus integrantes encontram-se atores, contadores e contadoras de Santa Bárbara d’Oeste, Limeira, Iracemápolis, Americana, Paulínia, Jundiaí, Pirassununga entre outras, que se reúnem regularmente no Ponto de Leitura da Casa Encantada, para elaborar e executar estudos e projetos na área do teatro e da contação de histórias.

 

Segundo Oliveira, a Confraria do Conto participa do projeto em seu terceiro ano consecutivo, com ações diversas, entre elas a reunião de seus integrantes com contadores e narradores orais da capital e litoral para troca de experiências, cursos e criação de atividades conjuntas de contação.“O contato com outros contadores de histórias para a troca de histórias e informações é o mais importante”, comentou.

 

A participação da Confraria conta com a parceria e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste. Além disso, a Confraria do Conto desenvolve semanalmente na cidade o projeto “Fazendo Arte e Construído Cidadãos”, no Centro Cultural e Biblioteca Profº Léo Sallum.

 

Com duração de 45 minutos, as atividades acontecem todas as quartas-feiras às 9h30 e às 14h30 e a cada mês é selecionado um assunto é explorado pelos contadores. O objetivo é oferecer à comunidade oportunidade de acesso a bens culturais pela realização de cursos e participação em atividades que possibilitem o aprimoramento cultural e humano do ser.