Anhanguera cria prêmio para incentivar o empreendedorismo

A Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste participa do Desafio Empreendedor Anhanguera, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do espírito empreendedor entre os seus mais de 400 mil alunos. As inscrições vão até o dia 10 de agosto e podem ser feitas no site http://desafio-empreendedor.anhanguera.com/.

 

A proposta desta ação é provocar alunos e ex-alunos para que inscrevam seus projetos em uma competição saudável que vai fortalecer a educação empreendedora. O Desafio oferecerá tutoria aos 20 melhores projetos. Ao serem selecionados para participar da tutoria, os finalistas passam a disputar a premiação de R$ 20 mil como aporte para o desenvolvimento e o aprimoramento do empreendimento. O projeto vencedor será escolhido por uma banca que assistirá as apresentações dos finalistas em novembro, após o período de tutoria.

 

A proposta de desenvolver o Desafio Empreendedor Anhanguera nasceu após o reconhecimento de que os alunos da instituição estão dispostos a ir além da conquista de um bom emprego. De acordo com a pesquisa, 16% dos alunos entrevistados já são empreendedores, enquanto 56% querem ter o próprio negócio.

 

É o caso do Vinicius Mucio, que após iniciar o curso de Tecnologia em Marketing, na Faculdade Anhanguera de Bauru, viu que era possível ser dono do próprio negócio, e com diferencial na cidade. Vinicius é proprietário da Dodge Lanches, um carrinho onde não é comum pedir os lanches tradicionais, mas sim, lanches, como: o Chevette, o Dodge, o Opala. A tradição está em criar lanches com nomes de carros antigos que marcaram história. E o trabalho está dando certo. “Ingressar a faculdade me ajudou a encontrar novas possibilidades de sucesso para o meu empreendimento”, comenta Vinícius. Há somente um ano e quatro meses no mercado, ele conseguiu fazer a empresa crescer 13% no último ano e projeta um crescimento de 20% para 2014.

 

O Brasil é apontado como um dos países mais empreendedores do mundo, de acordo com uma pesquisa global divulgada recentemente pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Segundo o estudo, em 2002, a maioria das pessoas empreendia no país por não encontrar emprego e apenas 42% abria uma empresa por enxergar uma oportunidade de novo negócio. Atualmente, o empreendedorismo por oportunidade alcançou a marca de 71%. É o maior índice registrado em 12 anos.

 

Esse número é ainda maior entre os novos empresários que estão cursando ou já completaram o ensino superior. Neste grupo, 92% iniciou o negócio por oportunidade, já que o aumento de escolaridade fortalece o empreendedorismo. Segundo a pesquisa, quase 85% dos brasileiros consideram abrir empresa como boa opção de carreira.