Mostra de inverno termina hoje com espetáculo “Madame Butterfly”

A Secretaria de Cultura e Turismo encerra hoje as atrações da Mostra de Inverno “A Caminho da Primavera”, evento que tem o objetivo de promover a música no município. A programação deste sábado conta com o espetáculo “Madame Buterfly”, às 20 horas, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, localizado a Rua João XXIII, 61 Centro.

 

A peça faz parte do programa “Ópera Curta” promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura. “Madame Butterfly- a ópera contada e cantada” é baseada na obra de Giacomo Puccini “Madama Butterfly” que integra a temporada 2014 de circulação de espetáculos, em versões adaptadas de títulos famosos, para municípios do interior e litoral de São Paulo. Com o intuito de aproximar os espectadores do universo da ópera, todas as apresentações são gratuitas.

 

A Ópera Curta contempla a criação de espetáculos baseados em óperas famosas, cujo conteúdo é um texto teatral que aborda uma visão pouco convencional do libreto – texto dramatúrgico da ópera – baseada na história original. A série tem toda a história contada, mas mantém a linha mestra da ópera original com as principais árias e duetos sendo cantados na língua original, com legendas em português, cenários, figurinos e iluminação. Para essa temporada, o projeto completará apresentações em 170 cidades do Estado, com público estimado em mais de 100 mil espectadores.

 

Baseada na ópera homônima – Madama Butterfly – de Giacomo Puccini (1858 – 1924), a história conta na versão original sobre Cio-Cio San (Madama Butterfly) que matou-se segundos antes de Pinkerton, em desespero alucinado, gritar seu nome ao chegar à sua casa em Nagasaki, para onde fora determinado a acolher seu filho e da jovem japonesa, levando-o para os Estados Unidos.

 

O espetáculo adaptado se passa entre os anos 1904 e 1928, e conta a história de Madame Butterfly sob o ponto de vista do que aconteceu com o filho de Cio-Cio San e Benjamim Pinkerton, depois que foi levado para a América e como lhe foi contada a trágica história de sua mãe anos mais tarde. As circunstâncias levaram Butterfly a viver um longo período de privações.


Nesta montagem, a Companhia de Ópera Curta apresenta os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto teatral. A direção do espetáculo é assinada por Cleber Papa, a direção artística de Rosana Caramaschi e o responsável pela direção musical, assim como pela adaptação das partituras originais é o maestro convidado Branco Bernardes.