Alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino inscritos no processo seletivo para o Programa Acessa Escola, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, podem conferir os locais das provas de seleção para estágio. A avaliação está marcada para domingo.
O programa de inclusão digital da Pasta é destinado a alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que recebem bolsas mensais de R$ 500. São 11,8 mil jovens inscritos. Os locais de prova estão disponíveis para consulta no site http://estagio.sp.gov.br. A prova acontece no próximo domingo, às 13h, e a lista de classificados deverá ser publicada a partir de 27 de agosto.
Os alunos aprovados atuarão preferencialmente na escola onde estudam ou em unidades da mesma diretoria de ensino. Os novos selecionados cumprirão carga horária de estágio de quatro horas, de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Todos recebem ainda bolsa auxílio de R$ 500,00 (incluindo transporte) e têm direito a férias de 30 dias.
O Acessa Escola foi criado em 2008, e atualmente está em 4,2 mil escolas estaduais de todas as 91 diretorias regionais de ensino. O programa, pioneiro de inclusão digital, oferece aos alunos e comunidade escolar acesso gratuito à internet.
O espaço é ainda local de pesquisa e pode ser utilizado para os cursos da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp). Desde 2009, mais de 40 mil estudantes tiveram a chance de conquistar o primeiro emprego trabalhando na própria unidade de ensino.
Grêmios estudantis
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pretende fortalecer o contato com os grêmios estudantis presentes nas escolas estaduais e incentivar as unidades a criarem seus próprios grupos de representantes. Hoje, 69% das 5 mil escolas paulistas já contam com agremiações.
A iniciativa faz parte da Semana do Estudante e atualmente, estão em atividade 3.477 grêmios estudantis formados por alunos da rede. A representatividade dos grêmios cresceu em quase 100 novos grupos desde o mês de maio deste ano, quando eram 3.380.
Na segunda-feira, Dia do Estudante, o secretário da Educação abriu a programação com um encontro com 33 presidentes de grêmios estudantis de unidades da rede da região de São Carlos. O encontro dos gremistas aconteceu na sede da Secretaria da Educação, em São Paulo. Os alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos por eles em suas escolas e conheceram a sede da Pasta, na Praça da República.
A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. O primeiro é comunicar à direção a proposta. Depois organizar uma comissão para esclarecer aos outros estudantes quais as funções do colegiado, formar um estatuto e convocar uma Assembleia Geral.
A segunda etapa diz respeito à escolha dos representantes. Em 96% das escolas da rede estadual, o processo é feito por meio de eleição, sendo o voto facultativo a opção de 51% das unidades. Nessa etapa a comissão eleitoral é quem responde pela organização, apuração dos votos e a posse da chapa eleita.
Para garantir a renovação dos líderes e chapas, a cada ano novas eleições são convocadas pelos estudantes. O objetivo é que a alternância promova uma maior interação entre a escola, família e comunidade.