O Grupo Di Atus de Teatro de Santa Bárbara d’Oeste se apresenta, hoje, em São Paulo no Teatro João Caetano, dentro da Mostra Oficial do Mapa Cultural Paulista. Os atores celebram a conquista e apresentam o espetáculo “O Broto”, vencedor da modalidade ‘teatro’ do programa da Secretaria Estadual de Cultura.
Segundo o ator Helton Carlos, a apresentação só é possível devido ao desempenho do trabalho do grupo realizado pelas cidades do interior paulista. “O grupo está acostumado a apresentar-se em diversas cidades pelo país, porém a apresentação na cidade de São Paulo tem uma energia especial, pois só é possível para grupos que tiveram esse destaque”, disse.
A agenda de apresentações do espetáculo “O Broto” está extensa, e conta com datas fechadas até o mês de dezembro. “Este reconhecimento é muito importante para o Grupo Di Atus, que cada vez recebe mais convites e é selecionado para mostras e festivais”, disse o ator.
Somente esta semana, além de apresentar-se na capital, a peça esteve no XIII FESTEAPP – Festival Nacional de Teatro de Paraguaçu Paulista e estará na 3ª Mostra NaLona, na cidade de Hortolândia. Ainda este mês, o espetáculo participará do 13° Festival de Teatro de Mogi Mirim, e integrará a programação do Festival Nacional de Teatro de Limeira.
A peça, com direção de Otávio Delaneza, traz a história de todos os brotos que precisarão sempre de um solo fértil para sua frutificação. Com a proposta: “Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro para fora”. O grupo traz um texto próprio e composições exclusivas, propondo uma reflexão sobre os ciclos da vida. Além disso, a montagem pode ser apresentada em qualquer espaço, não necessitando propriamente de um teatro.
O grupo se apresentou, este ano, em diversas cidades participantes do Mapa Cultural Paulista. O programa bienal da Secretaria de Estado da Cultura tem como função mapear e diagnosticar a qualidade dos trabalhos realizados nas artes em todo o Estado de São Paulo. Para tal, o estado é dividido em regiões, e cada grupo interessado em participar do programa deve passar pelas seletivas municipais, regionais e no estadual, sucessivamente.
A equipe do Grupo Di Atus é formada pelos artistas: Bruno Peres, Cláudio Protácio, Edson Nepomuceno, Helton Carlos, Lays Ramires, Marcela Isler, Matheus Luis, Otávio Delaneza, Valéria Nepomuceno e Valterci de Moura (Hulkinho). “É importante ressaltar que o grupo sente-se honrado e orgulhoso de ter seu trabalho em ascensão e enaltece que isso só é possível graças ao apoio de pessoas que acreditam na seriedade e afinco com que o Di Atus leva suas atividades”, destaca.