Entidades definem o cardápio da Festa da Negadinha da Usina

A 17ª Festa da Negadinha da Usina acontece no domingo, 24 de agosto, e para explorar a praça de alimentação neste ano foram confirmadas cinco entidades e um clube de serviço. O cardápio foi definido e serão várias as opções, desde pastel a almoço completo e sobremesa.  

 

Membros da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Mei Mei, Centro Espírita Maria Gorete, Creche SOS (Serviço de Obras Sociais), Negadinha da Usina, e Lions Clube Pérola vão se reunir com a diretoria da Associação dos Ex-Moradores da Usina são os responsáveis pela área gastronômica e se reúnem no dia 22 de agosto, às 10h, para definir os detalhes da montagem das barracas e a parte elétrica.

 

O Centro Espírita Maria Gorete prepara pastel, lanche de pernil, batata chips e cuscuz no copo. A Negadinha da Usina vai servir frango atropelado, arroz a grega, vinagrete, farofa e chopp. A Apae, mandioca (porção), espeto de frango, bovino, lingüiça,  kafta, bolinha de queijo no espeto, bolinha de frango no palito, porção de batata frita, alfajor, churros e crepes. Creche SOS, doces caseiros, frutas (maça e morango caramelizados e achocolatados), found de frutas e tapioca.

 

Já a MEI MEI, pastel de carne, queijo e pizza, porção de salgadinho com kibe, bolinha de queijo e coxinha, sorvete de massa (copo 200 ml) sorvete de massa (copão - 400 ml) e picolé.                                                                    

 

O Lins Clube Perola vai trazer refeição com escondidinho, arroz e salada, refeição com paella caipira e salada, escondidinho grande individual, escondidinho pequeno individual, pamonha, curau, cuscuz, suco de milho, creme de milho com calabresa, milho picado, milho na espiga, bolo de milho pedaço e doce de abóbora com coco.                              

 

No ano em que a Usina Santa Bárbara comemora o centenário, o evento promovido pela Associação com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d\'Oeste, ganha um novo espaço para sua realização, sendo escolhido o campo do Causb (Clube Atlético Usina Santa Bárbara), nas proximidades da Capela de Nossa Senhora de Fátima, que nesta semana já passa por roçagem e capinagem.

 

Com entrada gratuita, a festa integra o calendário oficial do município e terá como ponto alto da edição a apresentação do grupo “Demônios da Garoa”, com show programado a partir das 17h30.

 

Na programação, missa na Capela Nossa Senhora de Fátima às 9h30 e às 10h30, Corporação Musical União Barbarense; às 11h, apresentação da Banda Cactus; às 12h, show de Ney Cowboy; às 13h, Sérgio Uruca e Juliana; às 14h, Gilberto Minotti & Rubi de Abreu; às 15h, Lady e Laura; às 16h15, homenagens da diretoria da Negadinha da Usina e em seguida, a atração principal. O local também contará com amplo estacionamento.

 

O presidente da Associação, Nazareno Barbosa dos Santos, o Pardal, enfatizou que essa edição de 100 anos será diferenciada das outras, além de contar com fotos inéditas e vídeo da época, novo local de realização do evento, homenagens e confraternização.

 

“Eu nasci e fui criado na Usina com mais seis irmãos. É uma satisfação celebrar essa data. Esse espaço é tudo na minha vida, pois tínhamos cinema, time de futebol, creche, médico, dentista e açougue; era como uma cidade. Queremos comemorar e relembrar os bons momentos com pessoas que fizeram parte de toda a história e sentem amor pela época. Convido a turma da Negadinha e todo o povo barbarense”, disse.

 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Eide Froner, a importância da festa está ligada a manter a cultura e a tradição da Usina Santa Barbara e seus antigos moradores, local este vinculado aos primórdios da história da cidade. “Convido a todos para prestigiar essa grande confraternização”, comentou.

 

A Festa da Negadinha surgiu com a proposta de realizar o reencontro dos ex-moradores do local. Os primeiros passos para a construção da Usina Santa Bárbara foram dados em 1877, quando o major João Frederico Rheder adquiriu áreas da Fazenda São Pedro. Em 1883 foi montado o primeiro grande engenho. A usina de açúcar e álcool foi inaugurada em 25 de julho de 1914. O local foi desativado em 1995, porém, continua sendo um dos pontos de maior identificação do município.