A alimentação servida numa creche da cidade gerou questionamento por parte de alguns pais de alunos. Na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Dona Maria Araújo, bairro Cidade Nova, as crianças estariam sofrendo com a falta de alguns alimentos para uma refeição balanceada.
Uma mãe, que pediu para não se identificar, comentou que na segunda-feira o cardápio servido foi polenta, já na terça-feira, macarrão e ontem, o cardápio seria sopa, o que não sustentaria as crianças. “Foram os monitores que nos avisaram e ficamos preocupados”, disse.
Já outra mãe alegou que devido à falta de alimentos, foi solicitado a ela levar para unidade um pacote de arroz. Procurada, a Administração Municipal informou que houve atraso na compra de um produto.
“A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação, informa que houve atraso no empenho para a compra do produto alimentar arroz. A situação foi normalizada e o produto será entregue ainda hoje”.
Nesta semana, as escolas devem ter uma programação especial com os alunos para comemorar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, e nela a alimentação também deveria ser especial, com cachorro quente, pão de mel e biscoito recheado individual, suco de uva e barra de cereal com chocolate, entre outros.
Para os pequenos, neste semestre também começou a distribuição de livros didáticos para acervo das “Bebetecas Escolares”. Foram adquiridos por meio de pregão presencial mais de 6 mil livros, distribuídos em 90 títulos diferentes. Os livros beneficiam mais de 1,8 mil crianças entre 0 a 3 anos.
Os acervos das Bebetecas Municipais contam com materiais com pouco texto, coloridos, ilustrados e reforçados. A Bebeteca é um espaço de aprendizagem ativa para bebês e crianças de menor idade que, acompanhadas pelos profissionais da escola, iniciam a sua caminhada para a leitura.
O objetivo é estimular o desenvolvimento e a capacidade de concentração e atenção das crianças, favorecer o equilíbrio emocional, desenvolver a inteligência, dar oportunidade para que as crianças aprendam por meio de obras culturais. Além de valorizar os sentimentos afetivos e enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.
Desde o ano passado, a maioria das creches municipais de Santa Bárbara d\'Oeste atende 12 horas por dia. As unidades vinculadas à Secretaria de Educação abrem suas portas às 6h30 encerrando o expediente às 18h30.
A medida, proposta pela atual Administração Municipal, beneficia alunos de berçário, maternal 1, 2 e 3, sendo uma opção para os pais.