O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste final de semana, dias 8 e 9 de novembro, em todo o Brasil. As provas iniciarão às 13 horas, horário local, e prosseguirão até as 17h30. O método de avaliação é usado como complemento nos processos seletivos das Instituições de Ensino Superior e pode substituir a prova do vestibular.
Em Santa Bárbara d’Oeste os locais das provas podem ser consultados pelo http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/ com as informações pessoais do aluno. Segundo a assessoria de imprensa, os locais não podem ser divulgados abertamente por questões de segurança. O total de candidatos por município também não é divulgado.
As provas serão aplicadas a mais de 8,7 milhões de candidatos. Os participantes terão quatro horas e 30 minutos, no primeiro dia, para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e elaboração da redação. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
O cartão de confirmação é entregue pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição. O documento traz o número da inscrição, a data, a hora e o local das provas, a indicação de atendimento diferenciado ou específico, a opção de língua estrangeira e o pedido de certificação do ensino médio. Caso não seja entregue, o cartão pode ser impresso na página do Inep, instituto responsável pela prova.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No dia 8 serão aplicadas Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias com 4h30 de duração. No dia 9, as matérias serão Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias com 5h30 de duração.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural. Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta. Documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e alimentos.
Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas. O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. O caderno de questões só poderá ser levado nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer dessas regras, o candidato será eliminado.
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte (12 de novembro 2014) ao de realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2014, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.