O observador de aves Gustavo Pinto, que mora no Jardim Pérola, zona leste da cidade, fotografou nesta semana o Falcão-peregrino (Falco peregrinus) em Santa Bárbara d´Oeste. A espécie, que é habitante do Hemisfério Norte - Estados Unidos e Canadá, se alimenta de outras aves, como pombos, e migra para o Brasil na época da primavera, informou Gustavo, acrescentando: “trocando seu ninho em penhascos pelo topo de arranha-céus”.
No Município, segundo Gustavo, o Falcão-peregrino chegou domingo (09/10), na região da Rodovia dos Bandeirantes. “Ele chegou ao mesmo local do ano passado onde o encontrei. Há dias venho monitorando a região e no domingo tive o privilégio de reencontrá-lo”, contou.
De acordo com o observador de aves, o falcão-peregrino é extremamente veloz, chegando a 320 km/h: “O animal mais rápido do planeta atinge sua velocidade máxima durante a caça. Para alcançar sua presa, fecha as asas e mergulha no ar, utilizando a gravidade a seu favor. Com isso, consegue atingir 320 km/h – que é quase a velocidade máxima de um carro de F1, que chega a 370 km/h. A espécie mede entre 38 e 53 cm de comprimento e pode pesar até 1,5 kg”, informou. E completa: “Hoje estou muito feliz em ter nos registros de Santa Bárbara d´Oeste o falcão-peregrino, o ser vivente mais rápido que existe no mundo”, comemora. Quem quiser ter mais informações sobre o falcão-peregrino pode acessar o site: http://www.avesderapinabrasil.com/falco_peregrinus.htm.
Espécies
Mais de 130 espécies de aves já foram fotografadas por Gustavo em Santa Bárbara d´Oeste. Por sua vez, em todo o Brasil tem 612 espécies fotografadas. Para ele, das aves que passaram pelo município a mais importante foi o Triste Pia, outra ave migratória, vinda do Canadá e Estados Unidos, sendo o primeiro registro desta ave no Estado de São Paulo. Cita ainda o Tuiuiú, migratório do Pantanal (MT e MS) e várias aves residentes na cidade. “Nesta época do ano, a maioria das aves estão em período de reprodução o que torna elas mais ativas desde a construção de ninhos, alimentando os filhotes e até mesmo a fêmea no choco.
Trabalhos
Desde 2010, Gustavo é observador de aves e vem fazendo, em especial um monitoramento de uma espécie de coruja, conhecida como Mocho dos Banhados (Asio Flammeus) nas cidades de Americana e Santa Bárbara d´Oeste, onde há um projeto para transformar uma área em APP (Área de Preservação Permanente) a essa espécie no qual está na lista vermelha a extinção no Estado de São Paulo. “Hoje vejo a necessidade de Santa Bárbara d´Oeste e Americana começarem a plantar árvores frutíferas para pássaros. Eu em particular tenho um projeto que se chama “Plantar Pássaros”, onde procuro com as comunidades dos bairros a fazer plantio de mudas nativas frutíferas de nossa região para as aves”, disse. Mais informações podem ser obtidas pelo celular: 9 9661-1929 e em sua página no facebook: Gustavo Pinto.