DVD sobre o centenário da Usina será lançado pela comissão da Negadinha

Para celebrar os 100 anos da Usina Santa Bárbara, a Associação dos Ex-Moradores da Usina irá lançar um DVD especial sobre a história do local, em formato de documentário. Para o fechamento das gravações, haverá um evento neste domingo, a partir das 10h com a participação de ex-moradores e de toda a comunidade.

 

O presidente da Associação, Nazareno Barbosa dos Santos, o Pardal, convida a população para prestigiar o evento. “Queremos a participação de todos que já participaram, de alguma forma, da história da Usina Santa Bárbara e da Festa da Negadinha. Quem tiver alguma camiseta das edições, cartazes com o nome das famílias poderão prestigiar nossa reunião”, disse.

 

O evento acontece na Usina Santa Bárbara e haverá passeio histórico com os convidados por toda a extensão do local. “Iremos percorrer o Campo do Causb (Clube Atlético Usina Santa Bárbara), a Capela de Nossa Senhora de Fátima, o antigo cinema, as casas e toda a extensão da Usina. Será um evento para mostrar como está a preservação de nossa história”, disse.

 

O lançamento oficial do documentário ainda não tem data definida. “Queremos nos reunir em janeiro com todas as pessoas que fizeram parte da comissão dos Ex-Moradores da Usina para convocá-los para a realização da próxima Festa da Negadinha”, informa Pardal.

 

A Festa da Negadinha surgiu com a proposta de realizar o reencontro dos ex-moradores do local. Os primeiros passos para a construção da Usina Santa Bárbara foram dados em 1877, quando o major João Frederico Rheder adquiriu áreas da Fazenda São Pedro. Em 1883 foi montado o primeiro grande engenho. A usina de açúcar e álcool foi inaugurada em 25 de julho de 1914. O local foi desativado em 1995, porém, continua sendo um dos pontos de maior identificação do município.