Estação Cultural recebe hoje o “Encontro de Cultura”

O Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Bárbara d’Oeste realiza hoje, às 19h30, o Encontro de Cultura voltado ao tema “Música”. A reunião será na Estação Cultural e é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo. A proposta é reunir artistas e apreciadores de arte e cultura da cidade, a fim de promover uma discussão acerca das demandas da cidade.

 

A proposta dos encontros é reunir artistas e apreciadores de arte e cultura da cidade, a fim de promover uma discussão acerca das demandas da cidade nessas áreas, com o objetivo de iniciar os estudos do Plano Municipal de Cultura para a implementação definitiva do Sistema Municipal de Cultura que, por sua vez, deve se atrelar ao SNC (Sistema Nacional de Cultura).

 

Realizado na última sexta-feira de cada mês, cada encontro reúne artistas de diferentes segmentos para que a organização saiba das demandas e metas para contemplar os artistas. Neste encontro, a ideia é reunir os músicos da cidade.

 

Segundo o organizador, Almir Pugina, os Encontros de Cultura vêm sendo realizados desde o final do ano passado e a ideia é terminar de redigir o Plano Municipal de Cultural no primeiro semestre de 2015. “Depois disso, ainda teremos que esperar os trâmites legais para a aprovação da Câmara e da Prefeitura Municipal e, em seguida, enviar ao Ministério da Cultura para validação”, explica.

 

O objetivo é reunir artistas de teatro, dança, música, artes plásticas, contação de história e artesanato, além de consumidores e apreciadores da cultura e das artes para discutir a demanda da área do município, criando Câmaras Setoriais, que representarão os artistas frente ao Conselho de Política Cultura e Secretaria de Cultura e Turismo do município.

 

Depois de aprovado, o Plano Municipal de Cultura ditará as regras e objetivos principais da cultura barbarense nos próximos dez anos. “Valorizar ações culturais locais e regionais é um dos principais objetivos da Fundação Romi, por isso a instituição apoia e promove discussões sobre cultura e arte, que levem à formação de público para os diversos segmentos artísticos”, destaca a Assistente Cultural da Fundação Romi, Rosana de Abreu Lopes.