Nessa semana os alunos do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual participam da Avaliação da Alfabetização Infantil - Provinha Brasil de Língua Portuguesa e Matemática. Em Santa Bárbara d’Oeste as provas serão aplicadas hoje nas unidades de ensino.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que, desde 2013, passou a compor o Eixo “Avaliação” do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A avaliação é aplicada em duas etapas, uma no início e outra no final do ano letivo.
Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.
Os resultados da prova aplicada pela Educação em parceria com o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, oferecem informações sobre os conhecimentos agregados pelos estudantes ao longo do ano letivo, no que diz respeito às habilidades de Leitura e Matemática.
A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas.
As escolas participantes receberam um Kit da Provinha Brasil que contém Guia de aplicação; Guia de Correção e Interpretação de Resultados; Caderno de aluno e Reflexões sobre a Prática. O material apresenta orientações para as avaliações de Língua Portuguesa e outra para a Matemática.
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Desde 2003, o programa aproxima sociedade e escolapromovendo a integração de crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.
Cada escola organiza as atividades dentro de quatro eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. Os espaços escolares, que, antes ociosos aos finais de semana, passam a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante, favorecendo a essa o direito de conquistar e fortalecer a sua identidade. Assim, essa comunidade com responsabilidade, apropria-se desses espaços, agregando no seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa.
As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade cultural e a uma política de prevenção, concorrendo para uma qualidade de vida cada vez melhor.