A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro segue a todo vapor nas escolas de todo o país. Foi dada a largada para a etapa estadual da competição, que segue até 11 de outubro. Santa Bárbara d’Oeste tem inscrita 23 escolas estaduais. Ao todo, o Estado de São Paulo conta com 1.495 textos de 4.605 escolas inscritas.
Segundo informações do site oficial, apenas 30% das unidades foram inscritas e nenhuma escola da rede municipal de ensino. O concurso Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma competição de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Este ano, o tema da competição foi “O lugar onde vivo” e teve como objetivo auxiliar o participante a estreitar um vínculo com a comunidade e contribuir para o desenvolvimento da cidadania.
Na etapa estadual, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, garantindo que cada Estado brasileiro e o Distrito Federal tenham, no mínimo, um representante em cada um dos quatro gêneros. Nesta etapa, o número total de vagas de cada Estado depende do número de textos recebidos pela comissão na etapa anterior.
Os textos devem obedecer as seguintes regras: poema para 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, memórias literárias para 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, crônica para 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio e artigo de opinião para 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Cada texto será avaliado por dois avaliadores da Comissão Julgadora Estadual. As comissões serão presididas por um especialista em Língua Portuguesa de uma universidade pública e compostas por representantes da União dos dirigentes municipais de educação, representantes da comunidade, entre outros.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação, os textos serão selecionados de acordo com o número de vagas destinadas à respectiva unidade da federação em cada uma das cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.
Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais. Os 20 alunos vencedores e seus professores ganham medalha, um notebook e uma impressora. As escolas dos 20 vencedores ganham 10 computadores, uma impressora, um projetor, um telão para projeção e livros.