Corporações de Tapiratiba e Mococa fazem visita técnica para a Guarda Civil de SB
Integrantes estão participando de estágio
Autor da Notícia: Jornal Diário
|
28 de setembro de 2016


Integrantes da Corporação de Tapiratiba e Mococa fizeram ontem uma visita técnica à sede da Guarda Civil de Santa Bárbara d´Oeste. Na oportunidade, também visitaram alguns pontos da cidade, entre eles a empresa Canatiba, a Defesa Civil, a Praça Central e o Ginásio Djaniro Pedroso.
Desde maio deste ano, a Guarda de Santa Bárbara d´Oeste e de Araras, com auxílio de Piracicaba, ministram um curso de formação de guarda civil municipal para mais de 30 membros dessas corporações. A capacitação já foi concluída em agosto e os profissionais estão fazendo agora estágio nas próprias cidades, por isso, ontem visitaram o município barbarense.
Segundo Sérgio Roberto de Oliveira, coordenador da Guarda Civil Municipal de Tapiratiba, a nova lei nº 13.022/2014 obriga que todos os Municípios tenham o curso de formação de guarda civil. Assim, fizeram uma parceria com Santa Bárbara d´Oeste e Araras, com auxílio ainda de Piracicaba.
De acordo com o coordenador, o curso de formação de guarda civil tem um alto custo, mas as Guardas de Santa Bárbara, Araras e Piracicaba fizeram sem ônus. As únicas despesas foram com transporte e alimentação dos instrutores. As aulas foram ministradas de segunda a quinta-feira, das 9h às 15 horas, em Tapiratiba.
O curso foi composto por aulas teóricas e práticas, com uma ampla grade de disciplinas, entre elas Código Penal, Uso progressivo da força, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Código de disciplina, Direitos Humanos, Atendimento ao público, Aula de Tiro e Defesa Pessoal. Além disso, foram agregadas algumas aulas finais com profissionais da região de Tapiratiba e Mococa, como juiz e promotor. Os participantes também desenvolveram ação social com visita e doação de alimentos para entidades, como Asilo e Apae. Cada participante também desenvolveu um trabalho para apresentação ao grupo. Outra atividade foi fazer estágio de rua e o relatório de plantão, fase em que se encontram no momento.
Para Oliveira, os ganhos com o curso, além do conhecimento, são que as corporações poderão buscar recursos para investimentos em melhorias tanto em equipamentos como em serviços. Citou, por exemplo, que poderão municipalizar o trânsito, buscar fazer uma política na área de Meio Ambiente e adquirir equipamentos para a Defesa Civil.
A formatura dos guardas civis de Tapiratiba e Mococa está marcada para o dia 7 de outubro, com a presença de autoridades de todas as cidades envolvidas na capacitação. O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, disse que é importante esse curso porque propicia mais segurança pública para a região.