Grupo Di Atus com a peça “O Broto” é contemplado em edital do ProAC
Outros 14 projetos da região de Campinas foram contemplados
Autor da Notícia: Jornal Diário
|
30 de setembro de 2016

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo acaba de anunciar os projetos contemplados de 11 dos 44 editais do ProAC (Programa de Ação Cultural), mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, lançados este ano. Entre eles, a peça “O Broto” do grupo teatral Di Atus, de Santa Bárbara d’Oeste, foi contemplado para circulação e apresentações em 2017.
Foram definidos os selecionados nos concursos de teatro (produção, circulação e primeiras obras), dança (produção, circulação e primeiras obras),artes cênicas (produção e circulação voltado ao público infantojuvenil; e circulação para a rua), além de festivais de artes I e II. Os demais resultados devem ser divulgados até novembro.
O grupo foi premiado com o edital destinado à produção, circulação e apresentações do espetáculo. "Para o grupo é uma grande conquista, pois, trata-se do ano em que a gente completa 10 anos de história e já havíamos, em outras oportunidades, submetido o projeto a apreciação do Governo do Estado, mas, nunca havíamos sido contemplados, chegou a nossa vez e isso é prova do amadurecimento de toda a equipe e o resultado de muito trabalho”, disse Lays Ramires, atriz e produtora do espetáculo.
Entre 214 projetos, o grupo se classificou entre os 12 selecionados. “A base do projeto é levar 'O Broto' para dois tipos de locais, primeiro para cidades de até 5 mil habitantes, que não tem muito acesso a cultura e, muitas vezes, nem prédio para abrigar um teatro; e segundo, para municípios com altos índices de violência no Estado", afirma.
"O Broto" é um espetáculo que tem a relação humana como principal fonte. Para provocar a reflexão almejada, é utilizada a recorrente história de uma criança em fase de formação, onde são de extrema importância as relações vivenciadas. A peça tem direção de Otávio Delaneza e conta no elenco com os atores: Bruno Peres, Helton Carlos, Lays Ramires, Marcela Isler, Matheus Luis e Valéria Nepomuceno.
O espetáculo já foi vencedor do Mapa Cultural Paulista, onde recebeu menções honrosas pela direção, trilha sonora e qualidade de interpretações. Como ganhador, o espetáculo circulará pelo estado de São Paulo em 2014. Já em 2015, o grupo participou do V Abril pra Cena, na cidade de Registro, da 6ª Mostra Sérgio Nunes, em Ourinhos, e está selecionado para o 13° Festival de Teatro da Estância Turística de Tupã/SP.
Além de Santa Bárbara d’Oeste, 14 projetos da região de Campinas foram contemplados em oito editais do ProAC. As propostas “Comédia do Coração”, da Cia. Galhofeiros, de Holambra; “Um solo para três palhaços”, do proponente Luan Henrique da Silva, de Jundiaí; e “Memórias: raízes de um fruto”, da Cia. de Teatro Apetrechos, de Pirassununga, foram escolhidas no edital de primeiras obras de produção de espetáculo de teatro e vão preparar sua primeira montagem em 2017. Outro projeto que irá estreiar no ano que vem é “Corpocidade”, da proponente Letícia Gabriela Lupinacci, de Itapira, selecionada no edital deprimeiras obras de espetáculo de dança.
Quatro propostas da cidade de Campinas foram contempladas em três editais. Premiados no concurso produção de espetáculo de dança, o Núcleo BPI e Dançaberta preparam uma nova apresentação para 2017. A Sim Produção Cultural levará a peça “O Dragão de Fogo”, selecionado no edital de produção de espetáculo inédito de artes cênicas voltado ao público infantojuvenil, para os palcos da região.
Mais peças teatrais de grupos da região seguem suas apresentações em 2017. Com projeto escolhido no edital de circulação de teatro, a Cia. Caravan Maschera, de Atibaia, continua a encenar o espetáculo “Vidas Secas”, inspirado nos quadros de Candido Portinari. A Cia. Talagada, premiada no edital decirculação de artes cênicas para a rua, leva para Itapira e região uma adaptação da peça “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare.