O período de inscrições para a 11ª edição do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) terminou com 225 espetáculos registrados, de 73 cidades brasileiras e 13 estados, mais o Distrito Federal. A peça “O Broto” do grupo teatral Di Atus, de Santa Bárbara d’Oeste, pode estar entre os selecionados. A lista será divulgada dia 22.
"O Broto" é um espetáculo que tem a relação humana como principal fonte. Para provocar a reflexão almejada, é utilizada a recorrente história de uma criança em fase de formação, onde são de extrema importância as relações vivenciadas. A peça tem direção de Otávio Delaneza e conta no elenco com os atores: Bruno Peres, Helton Carlos, Lays Ramires, Marcela Isler, Matheus Luis e Valéria Nepomuceno.
O espetáculo já foi vencedor do Mapa Cultural Paulista, onde recebeu menções honrosas pela direção, trilha sonora e qualidade de interpretações. Como ganhador, o espetáculo circulará pelo estado de São Paulo em 2014. Já em 2015, o grupo participou do V Abril pra Cena, na cidade de Registro, da 6ª Mostra Sérgio Nunes, em Ourinhos, e está selecionado para o 13° Festival de Teatro da Estância Turística de Tupã/SP. Este ano, o espetáculo foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), mantido pelo Governo do Estado de São Paulo para apresentações em 2017.
O grupo afirma que aguarda ansiosamente pelo resultado dos selecionados. Até 11 de outubro, os curadores Valdir Rivaben e Maria Eugênia de Domênico analisarão as apresentações e divulgarão os selecionados. A edição deste ano também conta com duas debatedoras, responsáveis pela avaliação técnica dos espetáculos da mostra oficial do Fentepira. Após as apresentações, os curadores se reunirão com o público, integrantes da comissão organizadora e companhias teatrais para uma análise apurada sobre as produções.
O Fentepira, chega à 11ª edição em 2016 e será realizado de 5 a 12 de novembro. O objetivo é popularizar as artes cênicas na cidade, fomentar os grupos teatrais locais, formar plateias e estimular a troca de idéias. O Fentepira conta com uma mostra oficial, com dez espetáculos nas categorias teatro adulto, teatro para crianças e adolescentes e teatro de rua ou para espaços livres.
O Festival também traz a 23ª Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba, com a participação de grupos de teatro das escolas estaduais, municipais, particulares de ensino fundamental e médio e entidades de Piracicaba e região. As apresentações serão entre 31 de outubro e 4 de novembro.
Realizados pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e com produção executiva da Theatron, do produtor Marcos Thadeus, os dois eventos não possuem caráter competitivo e têm por objetivo estimular a concepção artística, a inovação criativa e a valorização da arte, além de fomentar a discussão sobre o fazer teatral.