A Educação abriu novas vagas para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com início no primeiro semestre de 2017. Escolas com vagas para classes da modalidade estão abertas em todas as regiões do Estado. Em Santa Bárbara d’Oeste são mais de vinte unidades que disponibilizam.
No ato da matrícula é recomendável a apresentação de documento de identidade (RG, carteira de trabalho ou passaporte), comprovante de residência e, se possível, histórico escolar. A idade mínima para ingressar na modalidade depende do ciclo. É preciso ter no mínimo 15 anos para se matricular no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e 18 anos no Ensino Médio (1ª a 3ª série).
Na EJA, a organização é semestral. Caso o estudante já tenha realizado anteriormente cursos regulares de Fundamental e Médio, a equipe gestora pode aplicar o “aproveitamento de estudos”. Assim, o candidato terá a opção de concluir apenas os termos que ainda restam.
No Estado, os alunos da EJA de Ensino Fundamental têm acesso a um material didático que faz do 'mundo do trabalho' o foco da aprendizagem. Os conteúdos fazem parte da distribuição do KIT “EJA no Mundo do Trabalho”, elaborado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
A proposta é que, com base no cotidiano, os alunos consigam resolver exercícios que propõem temáticas como cálculo do adicional de férias, o pagamento das horas extras e o lucro líquido mensal, sempre com ajuda do Caderno do Aluno e vídeos. Orientações para elaboração de currículos e informações sobre o mercado corporativo também foram incluídos.
Os barbarenses podem se inscrever na escolas Profª Alcheste de Godoy Andia, Profº Antonio de Arruda Ribeiro, Profº Antonio Matarazzo, Profº Attilio Dextro, Profª Benedicta Aranha de Oliveira Lino, Profº Dirceu Dias Carneiro Eduardo Silva, Profª Elisabeth Steagall Pirtouscheg, Comendador Emilio Romi, Fioravante Luiz Angolini, Profª Gemma Vasconcelos Camargo Capello, Profª Guiomar Dias da Silva, Profª Heloiza Therezinha Murbach Lacava, Monsenhor Henrique Nicopelli, Profº Inocencio Maia, Profª Irene de Assis Saes, Profº Jadyr Guimaraes Castro, Profº Jorge Calil Assad Sallum, Profº Jose Domingues Rodrigues, Jose Gabriel de Oliveira, Profª Juvelina De Oliveira Rodrigues, Profª Laura Emmie Pyles, Coronel Luiz Alves, Profª Luzia Baruque Kirche, Profª Maria de Lourdes Beozzo Franchi, Profª Maria De Lourdes Maia Frota, Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes, Profª Maria Jose Margato Brocatto, Profª Maria Judita Savioli de Oliveira, Profª Neuza Maria Nazatto de Carvalho, Profº Odair de Oliveira Segamarchi, Profª Romana de Oliveira Salles Cunha, Profª Sonia Aparecida Bataglia Cardoso e Profº Ulisses de Oliveira Valente entre outras.
Os interessados podem procurar a Diretoria de Ensino de Americana e Região localizada na Rua Duque de Caxias, 600, bairro Santa Catarina em Americana ou pedir informações pelo email: deame@educacao.sp.gov.br e telefone: (19) 3471-6100.