A Escola Estadual Profª Maria Guilhermina Lopes Fagundes – MAGUI de Santa Bárbara d’Oeste, está entre as finalistas do Prêmio Construindo a Nação, com o projeto “A evolução de uma nova era”. A iniciativa é realizada pelo Instituto da Cidadania Brasil, em parceria com a Fundação Volkswagem.
Esta última etapa do processo é composta de votação online. Para votar, é só acessar http://institutocidadania.org.br/gremio-a-evolucao-de-uma-nova-era/. A iniciativa tem como propósito conhecer, reconhecer e difundir as práticas de cidadania desenvolvidas por estudantes de escolas públicas e privadas em âmbito nacional.
Nesta edição, o prêmio destacará as ações de sucesso empreendidas pelas agremiações estudantis e sua atuação nas demandas sociais das escolas e das comunidades nas áreas de saúde, cultura, tecnologia e produção (inclusão digital), filantropia, educação, comunicação, trabalho ou meio ambiente.
O prêmio valoriza também o papel do educador no processo de formação do alunos, uma vez que participa da premiação e os incentiva orientando e oferecendo todo o suporte técnico ao projeto, na condição de parceiro dos estudantes realizadores.
O projeto “A evolução de uma nova era” analisou as políticas públicas municipais para os cidadãos portadores de deficiência e se esses direitos estão sendo garantidos pelas diferentes estâncias sendo: as escolas, as estruturas urbanas dos bairros, e da região, o papel da Prefeitura, das secretarias municipais e obras e por fim, da APAE. Eles também analisaram o próprio prédio da escola.
O período de realização das votações será até o dia 31 de outubro. Ao final do dia 31, os votos serão computados e a média estabelecida proporcional com a votação do Corpo de Jurados Especialista. No dia 7 de novembro será a divulgação no site, e-mail e facebook, do grêmio Vencedor e das categorias especiais da edição 2016.