NEI conquista nove medalhas na OBA
Foi a primeira vez que uma escola barbarense participou de Olimpíada
Autor da Notícia: Jornal Diário
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09 de novembro de 2016

Os alunos do NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi participaram da 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA, e conquistaram nove medalhas. Foi a primeira vez que a instituição de ensino de Santa Bárbara d’Oeste participou da proposta que aproxima jovens das ciências espaciais e o resultado foi considerado positivo.
A prova foi aplicada em maio e o resultado divulgado recentemente. Os alunos do 8º e 9º anos trouxeram para o NEI cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, sendo orientados pela Educadora de Ciências do Núcleo de Educação Integrada, Wallesandra Araujo Silva, que é Física e Mestre em Educação.
Segundo a Diretora do NEI, Luciana Bueno Bruscagin, “Mais do que medalhas e diplomas de participação, as olimpíadas científicas proporcionam novas descobertas, ideias, técnicas e conhecimentos, também incentivam o trabalho em equipe, reforçando hábitos de estudo, o despertar de vocações científicas e os vínculos de cooperação entre equipes de estudantes e professores”.
Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017. Além disso, os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP), onde recebem material didático e assistem a palestras de especialistas na área espacial.
Segundo o coordenador da OBA, o professor e astrônomo Dr. João Canalle, a olimpíada tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas para as ciências espaciais, além de divulgar o valor dessas disciplinas em âmbito nacional.
“Queremos levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens. Temos como proposta promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”, disse.
A olimpíada é dividida em quatro níveis – os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto, para os do ensino médio – e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.