União Barbarense completa 102 anos hoje
Clube vive a expectativa de um novo momento
Autor da Notícia: Jornal Diário
|
22 de novembro de 2016


Sem nenhum evento programado, o União Agrícola Barbarense Futebol Clube completa hoje, dia 22 de novembro, 102 anos de fundação. O clube vive momentos de expectativa para um novo momento, com a chegada de novos comandantes, liderados por Emerson Melo, diretor executivo.
Dirigido por Jairo Macedo de Araujo, o clube não programou nenhuma solenidade para marcar essa data. A prioridade hoje é o projeto para o clube elaborado por Emerson. Nos próximos dias, deverão ser apresentados Fabio Costa(gerente de futebol), Newton Mota(coordenador das categorias de base), além da comissão técnica e jogadores para a Série A-2.
A FUNDAÇÃO
O União foi fundado em 1914, com o nome de União Foot-Ball Club. Conforme conta o historiador esportivo JJ Bellani, a equipe já teve diversos nomes até chegar ao que ostenta hoje. No ano de 1918 passou a ser Athlético Barbarense Foot-Ball Club, e no ano seguinte era o Sport Club Athlético Barbarense.
No ano de 1920, houve uma fusão com o 7 de Setembro da Fazenda São Pedro, e passou-se a chamar Sport Club União Agrícola Barbarense. No mesmo ano, denominou-se União Agrícola Barbarense Futebol Clube, nome que ostenta até a atualidade.
A filiação a Federação Paulista de Futebol (FPF), ainda como amador ocorreu no ano de 1941 e em 1942, filiou-se a Liga Barbarense. A profissionalização ocorreu somente em 1964, e estreou na 3ª Divisão de Acesso, perdendo para o Alumínio - 3x1. Mané de Campos anotou o primeiro gol do profissional do alvinegro. O mascote “Leão da 13” surgiu em 1967, em homenagem aos fieis torcedores que apoiavam o time.
Nesse ano, foi campeão Paulista da 2ª divisão, conquistando acesso a 1ª divisão. Chegou a ficar alguns anos sem disputar campeonatos da FPF e em 1990 foi vice-campeão paulista.
Os principais títulos do alvinegro são : 1998 - campeão Paulista da Série A-2, ascendendo a principal divisão - 2004 - Campeão Brasileiro da Série C.
Hoje integra a Serie A-2 do Paulista e em janeiro começará mais um ano de participação nessa divisão.