A Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste, espaço mantido pela Fundação Romi, divulgou a programação especial de atrações para o mês de dezembro. Além dos projetos da Barraca do Livro Viajante e Vozes Barbarenses, haverá exibição de documentário, contação de histórias e lançamento de livro.
No dia 8, a CIA Xekmat apresentará, em dois horários, às 9h e às 14h, o "Toró de Histórias", no Armazém da Estação. A exibição da peça é fruto da parceria entre Fundação Romi e Secretaria de Promoção, que trará cerca de 280 crianças e adolescentes atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
No dia 10, sábado, a escritora Sônia Barros, que se considera barbarense, pois reside em Santa Bárbara d’Oeste desde os três meses de idade, convida a todos para o lançamento do seu vigésimo livro: "Nas asas do haicai". Com o apoio da Fundação Romi, o evento acontecerá a partir das 15h.
Para quem não conhece, o haicai é uma forma especial de poesia nascida no Japão. Trata-se de um divertido desafio: em apenas três versos, com um determinado número de sílabas, fazer o retrato de um momento presente. No caso deste livro, o retrato de um voo! Mas voos inusitados, diferentes, de seres vivos ou inanimados. Os haicais vão da letra A a Z. E foram ilustrados por Angela-Lago, artista premiada e reconhecida internacionalmente.
No dia 10, como resultado da evolução dos alunos nas aulas, será realizada às 15 horas, a troca de faixas dos participantes do projeto Judô Socioeducativo. O evento, chamado de Bonenkai, é uma tradição japonesa realizada em dezembro, como despedida do ano velho.
Cerca de 100 judocas receberão a nova graduação, que marca seu desempenho e, cada cor da faixa, simboliza o ciclo de aprendizagem. No Brasil, segue-se a seguinte ordem de cores: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta.
Em comemoração ao aniversário da cidade, o Armazém recebe o documentário "Barbarense Com Muito Orgulho!", produzido pela Ágil Locações em parceria com a Gil Produções, com o apoio institucional da Fundação Romi com o patrocínio dos Supermercados São Vicente e das Indústrias Romi através da lei de incentivo do Proac da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de São Paulo.
Para fechar o ano de 2016, a última edição do ano da Barraca do Livro Viajante acontecerá no domingo, 11, a partir das 8h30, na tradicional Feira Livre de Santa Bárbara d'Oeste, na Avenida Tiradentes em frente à Estação Cultural. Desde 2014 a Feira Livre realiza o projeto com apoio da Estação Cultural. Em 2016 ganhou mais um parceiro: a Confraria do Conto, que de fevereiro até novembro trouxe Contação de Histórias para o público presente. Os três aliados incentivam a leitura e estimulam as trocas e doações de livros, e em 2017 continuarão com a proposta.
De agosto de 2016 até fevereiro de 2017 a Estação Cultural, espaço da Fundação Romi, recebe artistas barbarenses com composições próprias, dentro do 'Vozes Barbarenses", projeto viabilizado através do Concurso de Projetos Culturais nº 01/2015 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, conforme Contrato nº 125/2016 (Processo Administrativo nº 2015/141-03-07) de 28/04/2016 e cuja verba provém do Fundo Municipal de Política Cultural. Na edição de dezembro, que será no dia 16, sexta-feira, quem subirá ao palco Armazém e mostrará suas composições é Luna Maria.
Os últimos dias de atividades em 2016 na Estação Cultural já tem datas marcadas: 15, 16 e 17 de dezembro. A programação especial promete trazer muita cultura e arte para a população de Santa Bárbara d’Oeste e região. A primeira atração é a Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara, no dia 15 de dezembro, quinta-feira, às 20 horas, sob regência do maestro Tenício de Freitas , no palco Armazém.
A orquestra ensaia toda sexta-feira no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Planalto do Sol, conta com 32 músicos, e está em formação há seis meses. Já realizou apresentações no anfiteatro do espaço cultural onde os ensaios acontecem e na Câmara Municipal de Americana. Para comemorar o Natal, os músicos tocarão temas natalinos como "Noite Feliz", "Jingle Bells" e "Aleluia".
A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3455-4833 ou no site oficial através do link: www.estacaocultural.org.br.