O período de recesso e férias escolares da rede municipal de ensino de Santa Bárbara d’Oeste começa no dia 23 de dezembro. As 45 escolas municipais já estão realizando suas formaturas e atividades de encerramento de acordo com calendário de cada unidade. Em 2017, o ano letivo inicia em 8 de fevereiro e segue até 21 de dezembro.
Mais de dois mil profissionais da Educação também entrarão em recesso a partir de 23 de dezembro. O planejamento do ano letivo de 2017 será realizado nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Neste período as unidades escolares receberão manutenções pontuais, conforme cronograma.
Os pais que precisarem realizar a transferência de unidade escolar de seus filhos devem procurar a Secretaria de Educação entre os dias 4 e 10 de janeiro de 2017. A pasta está localizada na Rua Graça Martins, 680, no Centro.
Já na rede estadual de Ensino, o fim do ano letivo será dia 20 de dezembro, garantindo o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Nesta semana os alunos realizaram o Saresp ((Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo).
Participaram do Saresp alunos da rede estadual de todas as regiões paulistas matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e na 3ª série do Médio. As provas foram elaboradas tendo por base as orientações do documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”.
Além de identificar o nível de aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saresp é utilizado no planejamento e estratégias pedagógicas da Educação.
Com os dados extraídos da prova é possível fazer uma radiografia mais fiel da qualidade do ensino paulista e onde é preciso avançar. Professores e equipes gestoras das escolas também usam os indicadores nos planejamentos anuais e semestrais.
Pais e alunos da região de Campinas que perderam o prazo em outubro para matrícula na rede de 2017 ainda podem fazer. Há vagas em todas as regiões do Estado para classes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série), além da modalidade de Jovens e Adultos – EJA (a partir do 6º ano).
Para fazer a matrícula, basta se dirigir a uma unidade da rede estadual e informar nome completo do estudante, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. No caso de menores de 18 anos, a inscrição só poderá ser feita por pais ou responsáveis. O cadastro já é automático para aqueles que estudam na rede estadual em 2016.
Neste ano, além das próprias unidades, o resultado da matrícula será divulgado no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br) a partir do dia 7 de dezembro. Para consultar o endereço das escolas, os novos alunos podem acessar a área da Central de Atendimento no Portal da Educação, clicar na opção “Localize uma escola” e iniciar a busca por Diretoria de Ensino, município, ciclo escolar ou pelo nome da unidade de ensino.