A rede estadual de ensino de Santa Bárbara d’Oeste mais uma vez, se destacou no resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2016. Na 12ª edição da prova, foram conquistadas sete medalhas, entre ouro, prata e bronze. Além das condecorações, estudantes e professores receberão menções honrosas e certificados de participação.
A lista foi divulgada, esta semana, e pode ser conferida na íntegra pelo endereço: http://premiacao.obmep.org.br/. Mais de 110 mil alunos da rede participaram da segunda fase da competição, realizada em setembro, e foram desafiados em contas e problemas matemáticos divididos em três níveis de dificuldade de acordo com a série dos estudantes. Jovens talentos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio são revelados anualmente por meio da avaliação.
A aluna Pamella Helenny Breviglieri, da Escola Estadual José Gabriel de Oliveira conquistou medalha de ouro nesta edição. Os alunos Phillip Pavan Alves E Rayssa Pereira De Melo da Escola Estadual Henrique Nicopelli Monsenhor conquistaram medalhas de prata. E os alunos Felipe Mendes Quibao da Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, Gustavo Bonfim Souza da Escola Estadual Dirceu Dias Carneiro, Marcio Ap de Godoi Junior da Escola Estadual Jose Gabriel De Oliveira e Maria Clara Guilherme da Escola Estadual Profª Gemma Vasconcelos Camargo Capello conquistaram medalhas de bronze.
Os professores Reinaldo Bezerra Pinto que atua nas escolas José Domingues Rodrigues e Jose Gabriel de Oliveira e Sandra M. S. Oliveira da Escola Estadual Dirceu Dias Carneiro também foram premiados. Mais de 40 alunos de Santa Bárbara d’Oeste receberão menções honrosas por sua participação na OBMEP. Os prêmios serão entregues em 2017.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A edição de 2016 foi realizada em junho (1ª fase) e setembro (2ª fase).
Criada em 2005 e realizada pelo IMPA, a OBMEP é a maior Olimpíada estudantil do país e tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos. O IMPA anunciou neste ano que, a partir de 2017, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) será integrada à OBMEP, constituindo uma única competição aberta a todas as escolas brasileiras, sem exceção.
A mudança não afetará a participação das escolas públicas nas Olimpíadas, que seguirão disputando o mesmo número de medalhas atual. As provas também continuarão a ser elaboradas pela comissão atualmente responsável. A expectativa do IMPA é que, com a integração das duas Olimpíadas, a OBMEP alcance um número maior de adesões em todo país.