O ano letivo de 2016 na rede estadual de ensino termina oficialmente hoje e a partir de amanhã os alunos estão oficialmente de recesso. O calendário de 2017 deve ser divulgado em breve pela Secretaria do Estado da Educação. Em Santa Bárbara d’Oeste são mais de 30 unidades.
O segundo semestre começou no dia 01 de agosto e os estudantes no período fizeram, de acordo com a série, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). A última abrangeu 1,1 milhão de alunos dos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Eles tiveram os domínios das competências e habilidades básicas de Língua Portuguesa e Matemática mensurados. O exame é a principal ferramenta utilizada pela Educação para identificar a qualidade do aprendizado e, assim, orientar as práticas pedagógicas. Tamanha dimensão exige uma grande logística.
As provas foram elaboradas tendo por base as orientações do documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”. Os testes direcionados aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental tinham oito questões dissertativas e cinco de múltipla escolha de Língua Portuguesa.
Em Matemática, eram 13 dissertativas e cinco de múltipla escola. Os outros grupos de alunos responderam apenas itens em múltipla escolha (24 para cada disciplina). Alunos com baixa visão ou cegos também receberam provas com letras ampliadas e em braile.
Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental tiveram 3h30 para a realização das provas e os dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio tiveram duas horas para completarem as provas.
Os alunos com deficiência tiveram uma hora a mais, em qualquer ciclo. No entanto, cada estudante, independentemente do período, teve que permanecer por no mínimo uma hora e meia.
Assim como os estudantes, o programa Escola da Família também tem o seu período de férias. As atividades de 2016 terminaram no final de semana. Um balanço prévio feito pela Educação mostra que entre os meses de janeiro e novembro foram registradas mais de 2 milhões de atividades.
As ações, conduzidas por educadores, universitários e voluntários, incluíram jogos esportivos, oficinas e cursos livres de música e beleza, além de orientações sobre saúde e bem-estar.
Após o fim do recesso, previsto para janeiro, o programa voltará a receber o cadastro de novos voluntários. Os interessados devem criar um projeto de acordo com o perfil da escola escolhida, além de apresentar documentos de RG e CPF.