Estilos de Arquitetura
Qual o seu estilo?
Autor da Notícia: Jornal Diário
|
24 de janeiro de 2017














Hoje iremos falar sobre estilos de projetos na arquitetura. Você sabe qual mais te agrada? Pois bem, hoje irei falar um pouquinho de cada um para ver qual mais te agrada. Ok!
Poderíamos voltar no passado e falar o período e os estilos de cada época, ou seja, toda a história da evolução humana retratada através da arquitetura. Mas o intuito é mostrar os estilos de projetos em que construímos hoje.
E foi a Arquitetura Moderna que deu origem no que podemos ter a facilidade e evolução de projetar, veio para romper todos os padrões históricos anteriores e trazer uma diversidade de materiais e tecnologia.
Então vamos conhecer os estilos?
O MODERNO
O que melhor caracteriza a arquitetura moderna é a utilização de formas simples e organizada desprovida de ornamentação, móveis de linha reta, ambientes bem resolvidos e organizados. O Modernismo destacado pelo arquiteto Le Corbusier, que por sua vez teve grande importância para a historia da arquitetura, tem um olhar que se resume em 5 pontos:
1-Planta Livre: a estrutura é independente, e assim permite a livre distribuição das paredes, e essas, não exercem função estrutural;
2- Pilotis: princípio de pilares que suspendem o edifício. Sua altura pode permitir que haja circulação sob a construção;
3- Fachada Livre: é resultado do uso de estrutura autônoma.
4- Janelas em fita: possibilitadas graças ao uso da fachada livre, elas permitem uma relação de continuidade e desimpedimento com a paisagem externa.
5- Terraço jardim: a área ocupada pelo edifício é recuperado no laje superior do prédio, usando-o como jardim.
O CONTEMPORÂNEO
A Arquitetura Contemporânea muitos confunde com o Moderno, mas há uma diferença entre os dois, o contemporâneo segue a tendência da atualidade, ou seja, acompanha a sua época. Permite compor vários elementos em um só ambiente. Valoriza o emprego dos materiais em sua essência como o concreto aparente, o uso de vidros, janelas grandes, materiais reutilizáveis, pé direito duplo, vigas em ferro, a tecnologia, mistura de varias tendências, os projetos arquitetônicos atuais dão vazão à funcionalidade, ao conforto térmico, design orgânico, e privilegia a economia verde (sustentabilidade), uso da luz natural, a conexão do espaço interior com exterior, sem seguir um padrão para poder projetar, uma diversidade de estilos e cores.
MINIMALISTA
A organização é primordial, acabamentos lisos e pensados para facilitar a limpeza. Edifícios passam a serem projetados com linhas retas e formas geométricas simples, cores neutras, o layout mais limpo e funcional possível, subtrair o que há desnecessário, ou seja, o ditado, menos é mais!
HIGH-TECH
Com destaque para os recursos tecnológicos, e automação, caracteriza-se pela exposição dos sistemas técnicos (elétricos. hidráulicos, climatização, circulação), ou seja, tudo que era embutido passa a ser aparente de uso intenso de cores vivas e acabamentos metálicos, vedação com painéis industrializados e vidro, nunca com processos tradicionais de alvenaria, por exemplo, grandes vãos e estruturas tensionadas. A arquitetura High Tech propõe-se oferecer ao usuário, em vez de espaços tradicionais, espaços de máxima eficiência.
INDUSTRIAL
Esse estilo teve inicio nos anos 50, em Nova York, quando muitas indústrias fecharam as portas, e muitos galpões ficaram vazios, tornando-se esses galpões em Lofts, onde podia se morar e trabalhar, quebrando todo aquele padrão tradicional de se morar.
Podemos também chama de Urban Industrial, pois esse tipo de estilo privilegia a verdade estrutural das edificações de forma a nunca esconder seus elementos estruturais como concreto aparente, estrutura metálica, além do tijolo aparente e da exposição de instalações elétrica e hidráulica puramente industrial, janelões, pé direito altíssimo, ou um mix de estilo utilizando peças contemporâneas, com variações de cores ou elementos clássicos criando um contraste.
CLÁSSICO
A arquitetura clássica refere-se à arquitetura da Antiguidade Clássica, especificamente à arquitetura grega e de algum modo a toda aquela nela inspirada e baseada, como a arquitetura romana, do Renascimento ou do neoclassicismo. Esses elementos foram unidos e de forma harmoniosa, tem o efeito de ver os elementos em uma só fachada. Algumas características são: colunas, simetrias, escadaria, grandes frontões, o uso dos arcos, com uma arquitetura totalmente simétrica e de cores claras.
RÚSTICO
Se você gosta de casas rusticas, ambientes inspirados em casas de campo, arquitetura inspirada em casas de praia, ele pode ser apreciado nos mais diversos tamanhos, desde pequenos apartamentos até casas com terrenos grandes. O resultado é de um ambiente muito aconchegante e agradável para se passar bons momentos. Arquitetura rústica é recheada de materiais puros, que lembra estar na natureza, aquece e conforta, te convida a entrar, é aconchegante. Agregam revestimentos em pedras naturais, madeira, tecidos naturais e iluminação branda. Os vidros são utilizados para justamente para aproximar interno e externo. A busca pela praticidade fez com que muitas marcas de revestimentos desenvolvessem produtos similares aos naturais. Os produtos baseiam-se em porcelanatos inspirados nos cimentos queimados, madeiras fielmente reproduzidas, pedras de todos os tipos aparentes, tijolos de revestimento (inclusive os sem rejunte) e pinturas, que retratam as manchas do tempo, escoriações e até traumas. As piscinas são adaptadas a reproduzirem um lago, trazendo da natureza para as nossas proximidades, com a beleza das plantas e animais agregando em qualquer moradia.
Pois bem, aqui são algumas das quais mais utilizamos para projetar, e ai ? Já escolheu seu estilo?
Ate a próxima, tchau tchau!!!
Duanielly Fernandes
Arquiteta e Urbanista